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Comprar agora, pagar quando? Travamento do elevador para empréstimos de compras on-line
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 - Navegando on-line durante o bloqueio, Jessica Friend viu um par de óculos escuros Ray-Ban que ela gostava, mas a etiqueta de preço fez a residente de Ohio, de 30 anos, pensar duas vezes.

O que a convenceu a clicar em 'comprar', disse Friend, foi o crédito de curto prazo oferecido por Afterpay, que dividiu o pagamento de 260 dólares em quatro prestações sem juros.

Afterpay está entre um punhado de empresas de crédito alternativas que oferecem pequenos empréstimos, principalmente para compradores on-line, e ganham seu dinheiro cobrando dos comerciantes uma comissão de 4%-6%.

Estas empresas de compra imediata (BNPL) se beneficiaram de uma mudança para as compras on-line durante a crise do coronavírus nos países incluindo os Estados Unidos, onde a ajuda estatal também impulsionou as vendas no varejo.

"Estou mais inclinado a usá-las porque elas facilitam a obtenção das coisas que eu quero de uma só vez ... e quando eu quero esbanjar em algo", disse Friend sobre os empréstimos.

Alguns investidores estão apostando agora que os compradores ficarão longe das lojas à medida que os casos de coronavírus voltarem a crescer em vários países ao redor do mundo, impulsionando os negócios para as empresas BNPL.

Mas o aumento do número de assinantes também pode aumentar os empréstimos ruins, principalmente entre os usuários de primeira viagem que estão mais propensos a inadimplir.

E à medida que as perdas de empregos aumentam e a ajuda governamental ebbs, o modelo de negócios enfrentará seu primeiro teste real em uma recessão.

"Muito ainda depende de qualquer segunda onda de vírus e dos meios do governo para continuar aumentando a demanda", disse Andrew Mitchell da Ophir Asset Management, que possui ações da Afterpay, sediada em Melbourne, cujo valor de mercado subiu de mais de US$ 100 milhões há quatro anos para US$ 12,55 bilhões.

Enquanto uma mudança para compras on-line estava em andamento antes da pandemia, a mudança acelerou sob bloqueio e a Afterpay assinou mais de um milhão de novos clientes ativos nos EUA entre março e início de maio, levando sua base geral para 9 milhões.

Enquanto isso, varejistas desesperados para movimentar mercadorias também se tornaram mais receptivos a parcerias com empresas BNPL, que, ao contrário de cartões de crédito ou hipotecas, fazem empréstimos instantaneamente.

Klarna, a maior start-up da Fintech na Europa, disse que desde março as consultas dos varejistas que podem querer fazer parcerias com ela saltaram em média 20% em todo o mundo.

Com 7,9 milhões de assinantes nos Estados Unidos, a sueca Klarna assinou, desde então, a fabricante de engrenagens ao ar livre The North Face, o serviço de streaming da Disney e a varejista de cosméticos Sephora.

A maior parte do crescimento tem sido em categorias de gastos discricionários de maior margem, como moda e equipamentos de fitness, disse Puneet Dikshit, um parceiro da McKinsey em Nova York, que espera que o setor gere US$ 7 bilhões a US$ 8 bilhões em volume este ano nos Estados Unidos, crescendo mais de 150% ao ano.


Embora os temores de perdas de crédito tenham provocado uma venda em todo o setor em março, a entrada de grandes investidores em tecnologia e o aumento do número de assinantes têm apoiado desde então uma recuperação acentuada, com estoques agora em níveis recordes.

"FECHE AS TORNEIRAS".
A pandemia forçou a maioria das empresas a apertar seus cenários de risco, o que, segundo elas, pode aumentar as taxas de rejeição de empréstimos, embora Afterpay, Klarna, Zip e Sezzle tenham se recusado a fornecer números específicos.

FILE PHOTO: Um smartphone exibe um logotipo da Klarna nesta ilustração tirada em 6 de janeiro de 2020. /Dado Ruvic/Illustration/File Photo
"Os operadores da BNPL podem fechar as torneiras e acelerar rapidamente o crescimento se o risco de reembolso aumentar", disse Mitchell.

Enquanto Afterpay, com empréstimos ruins totalizando 1% de sua carteira de empréstimos a partir de março, mudou suas exigências para que os clientes tivessem que pagar um quarto de seu empréstimo adiantado, o co-fundador Nick Molnar disse que as taxas de rejeição estavam aproximadamente de acordo com o início do ano.

Molnar disse que a esmagadora maioria dos clientes pós-pagos, cujo valor médio de transação é de A$150, pagam no prazo, enquanto os empréstimos em novas compras são negados para aqueles que não o fazem.


Embora algumas corretoras esperem que Afterpay tenha lucro até 2022, os custos crescentes para financiar a expansão e as perdas de crédito que se transformam em recebíveis provavelmente significam que os BNPLs, que operam com margens finas, permanecem não lucrativos por algum tempo.

Klarna viu perdas de crédito mais que duplicarem nos primeiros três meses do ano para cerca de 0,7% das vendas subjacentes à medida que se expandia na Europa e nos Estados Unidos, onde a regulamentação do setor é quase inexistente.

Somente a Califórnia disse que as empresas BNPL precisam de uma licença, e multou algumas por empréstimos sem licença.

Na Austrália, onde a indústria decolou pela primeira vez com o financiamento fácil, o regulador corporativo está pronto para liberar um relatório de acompanhamento este ano para um que emitiu em 2018, levantando preocupações sobre os usuários se tornarem excessivamente extensos e pedindo que as BNPLs sejam reguladas em linha.
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